sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Gênio e Polêmico!!

             Hendrik Johannes Cruijff, mais conhecido com Johann Cruyff, um gênio, revolucionário, tático, ofensivo, coletivo, vistoso e eficiente, que inspirou muitos jogadores e treinadores.
             Cruyff foi sem dúvida o maior jogador Holandês da história, prêmios individuais foram vários, pelos Clubes onde passou foram dezenas deles. Junto com Rinus Michels (treinador), ele encantou o mundo na Copa de 1974 com a Laranja Mecânica e seu famoso Carrossel Holandês.
            Polêmico por si só, Cruyff ainda se envolvia em outras. Apesar de seus títulos, nunca foi unanimidade no Ajax, intitulado por muitos como mercenário e desbocado.
             Foi pioneiro em negociar pessoalmente seus direitos de imagem, e ao início da Copa de 1974, Cruyff tinha a Puma como sua patrocinadora, já a Holanda tinha Adidas como seu fornecedor esportivo. Por pressão da Puma ou por destempero de Cruyff, nunca se soube, mais o jogador se recusou a vestir a camisa da Holanda que estampava as três listas na manga o símbolo clássico da rival.
            Medo de perder Cruyff, o melhor jogador do país, não restou outra saída para a Seleção Holandesa e a Adidas, personalizaram o uniforme do jogador colocando apenas duas listras na manga. Assim Cruyff jogou o mundial, com sua camisa tradicional nº 14 e com duas listras na manga.  
            A Holanda encantou mais não levou, o caneco de 1974 ficou com os anfitriões, a Alemanha. Já Cruyff sempre será um dos Gênios do futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário